Artigos científicos

 

PUBLICAÇÕES ECOSCIÊNCIAS

 

Situações de desastres: novas demandas e desafios ao trabalho interdisciplinar

2010-2014

 

Coordenação: Profa. Rosana de C. Martinelli Freitas/UFSC

 

DISSERTAÇÕES

 

1. VÍGOLO, Tamires Cristina .A política de assistência social mediante situações de desastres socioambientais, .Mestrado Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2013.

Orientadora:  Dra. Rosana de Carvalho Martinelli Freitas.
Bolsista do (a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2. NUNES, Letícia Soares.  A implementação da Política de Educação Ambiental do município de Florianópolis: novas demandas ao Serviço Social, Florianópolis: Mestrado em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2012.
Orientadora:  Rosana de Carvalho Martinelli Freitas.

 

3. NÉLSIS, Camila M. Desastres e Intersetorialidade das Políticas Públicas no Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2012.

Orientadora:  Rosana de Carvalho Martinelli Freitas.

 

4. MARQUES, Cristiane C. Faces do Desastre Socioambiental do Vale do Itajaí: Análise sobre os desafios lançados ao Serviço Social, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2012.
Orientadora:  Rosana de Carvalho Martinelli Freitas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2009-2012)

 

 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

 

1. NUNES, Letícia Soares. A Educação Ambiental enquanto estratégia de conscientização para o enfretamento da crise socioambiental. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. 1070-1076. Link para download:< http://www.mediafire.com/?k4kuu5u4w42sadd>

 

TRABALHO EM PERIÓDICO

 

1. FREITAS, Rosana de Carvalho Martinelli. A construção de uma agenda para as questões de gênero, desastres socioambientais e desenvolvimento. Rev. Estud. Fem.,  Florianópolis,  v. 18,  n. 3, Dez.  2010.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2010000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  03  Jun.  2012.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2010000300014.

 

2. Freitas, Rosana de Carvalho Martinelli. A construção de uma agenda para as questões de gênero, desastres socioambientais e desenvolvimento. Rev. Estud. Fem., Dez 2010, vol.18, no. 3, p.889-899. ISSN 0104-026X (versão impressa)

 

 

3. FREITAS R. C. M.; NÉLSIS C. M.; NUNES, L. S., A crítica marxista ao desenvolvimento (in)sustentável. Revista Katálysis, v. 15, n. 1, 2012.

 

  1. NUNES, L. S. A Educação Ambiental enquanto Política Pública: reflexões acerca de sua inclusão no contexto universitário. Revista de Políticas Públicas (UFMA), v. 16, p. 317-327, 2012.


5. NUNES, Letícia Soares; SILVA, A. G. M.. A concepção de questão socioambiental e o Serviço Social. In: Temporalis (Brasília), v. 2, p. 97-116, 2013.

 

  1. NUNES, Letícia Soares. A questão socioambiental e a atuação do Assistente Social. In: Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 12, p. 196-212, 2013.
  2. NUNES, Letícia Soares. A implementação da Política de Educação Ambiental do município de Florianópolis/SC. In: Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 8, p. 24-35, 2013.

 

TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

 

1. FREITAS, Rosana de C. M.; MARQUES, Cristiane de Campos. Serviço Social: Fios condutores para a prevenção e atendimento de ocorrência de eventos extremos. Brasília: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010.

 

2. FREITAS, Rosana de C. M.; MARQUES, Cristiane de Campos. Serviço Social: Fios condutores para a prevenção e atendimento de ocorrência de eventos extremos. Brasília: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010.

 

3. FREITAS, Rosana de C. M.; MARQUES, Cristiane de Campos. A legislação dos recursos hídricos e sua interrelação com os desastres A legislação dos recursos hídricos e sua inter-relação com os desastres. São Paulo: Anais  Conferência Internacional Waterlat – “Tensão entre justiça ambiental e justiça social na América Latina:  o caso da gestão da água”, 2010.

 

4. FREITAS, Rosana de C. M.; MARQUES, Cristiane de Campos. Gênero e Desastres: inserção das Mulheres na Prevenção e Respostas às Situações de Desastres. Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010.

5. MARQUES, Cristiane de Campos; FREITAS, Rosana de C. M. O Impacto do Furacão Catarina na saúde Pública e os desafios da Intersetorialidade. In: Semana Acadêmica de Serviço Social-Florianópolis: DSS/CSS/PPGSS /UFSC, 2010.

 

6. MARQUES, Cristiane de Campos. Serviço Social em Situações de Desastres: o atendimento às vítimas da enchente de 2008 em Blumenau In: Anais Semana Acadêmica de Serviço Social – DSS/CSS/PPGSS /UFSC

 

7. MARQUES, Cristiane de Campos; FREITAS, Rosana de C. M. Rio de Janeiro.  A configuração das Políticas de prevenção e enfrentamento às situações de desastres existentes no contexto da América Latina. Rio de Janeiro, IN: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. (XII ENPESS), 2010.

 

8. NUNES, Letícia Soares; FREITAS, Rosana C. M., . A Educação Ambiental e sua interlocução com o pensamento de Karl Marx. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM), 2011, Florianópolis. Marxismo, Educação e Emancipação Humana, 2011.

 

9. NUNES, Letícia Soares; FREITAS, Rosana C. M., . A contribuição do pensamento de Karl Marx para se (re) pensar a Educação Ambiental. In: VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”, 2011, Ribeirão Preto/SP. “A pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil”, 2011.

 

10. NUNES, Letícia Soares. A Educação Ambiental enquanto estratégia de conscientização para o enfretamento da crise socioambiental. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia, 2011, João Pessoa. Educação Ambiental, Conscientização e Mobilização Social, 2011.

 

11. NUNES, Letícia Soares ; FREITAS, Rosana C. M., . Educação Ambiental: estratégia, possível, de prevenção dos desastres socioambientais. In: II Workshop Internacional de História do Ambiente: desastres ambientais e sustentabilidade & Gisday, 2011, Florianópolis. A educação para a prevenção e atendimento de desastres, 2011.

 

12. FREITAS, Rosana C. M; ROCHA, Danuza Labanca . Fragmentos de percepções sobre o meio ambiente e riscos em Florianópolis. In: 2º. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis, setembro de 2012.

 

13. ROCHA, Danuza Labanca ; FREITAS, Rosana C. M  Prevenção de desastres: permanência e continuidade no âmbito das políticas públicas. In: 2º. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis, setembro de 2012.

 

14.VÍGOLO, Tamires.C; FREITAS, Rosana C. M. Política de Assistência Social e Desastres Socioambientais: algumas aproximações. In: 2º. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis, setembro de 2012.

 

15. NUNES, Letícia Soares. A implementação da Política de Educação Ambiental do município de Florianópolis/SC. Revista Pesquisa em Educação Ambiental. 2013. (ISSN: 1980-1165).

 

16. NUNES, Letícia Soares . A Educação Ambiental enquanto estratégia de conscientização para o enfretamento da crise socioambiental. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. 1ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. 1070-1076.

 

RESUMOS EXPANDIDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

 

1. NUNES, Letícia Soares ; FREITAS, Rosana C. M., . Educação ambiental: estratégia, possível, de prevenção dos desastres socioambientais. In: II Workshop Internacional de história do ambiente: desastres ambientais e sustentabilidade & GisDay, 2011, Florianópolis. A educação para a prevenção e atendimento de desastres ambientais, 2011.

 

2. NUNES, Letícia Soares. A interlocução entre o Serviço Social e a Educação Ambiental. In: I Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Florianópolis. Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.
3. FREITAS, Rosana C. M.; NUNES, Letícia Soares. Questão Ambiental, Desastres e Interdisciplinaridade. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.
4. NUNES, Letícia Soares. As possibilidades de atuação do Assistente Social no âmbito das questões ambientais. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.


5. NUNES, Letícia Soares
 . A Educação Ambiental enquanto estratégia de conscientização para o enfretamento da crise socioambiental. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia, 2011, João Pessoa. Educação Ambiental, Conscientização e Mobilização Social, 2011.

 

RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

 

1. NUNES, Letícia Soares ; FREITAS, Rosana C. M., . A implementação da Política de Educação Ambiental no município de Florianópolis: novas demandas ao Serviço Social. In: X Semana de ensino, pesquisa e extensão (SEPEX) – UFSC, 2011, Florianópolis. Anais da X SEPEX – UFSC, 2011.

 

2. FREITAS, Rosana C. M., ; NÉLSIS, Camila Magalhães; NUNES, Letícia Soares ; VIGOLO, Tamires Cristina . Desastres socioambientais e as novas demandas e desafios ao trabalho interdisciplinar. In: X Semana de ensino, pesquisa e extensão (SEPEX) UFSC, 2011, Florianópolis. Anais da X SEPEX UFSC, 2011.

 

3. FREITAS, Rosana C. M., ; NUNES, Letícia Soares ; CAMPOS, Cristiane Coelho. ; NÉLSIS, Camila Magalhães. . Serviço Social, Desigualdade e Meio Ambiente. In: IX SEPEX – Semana de ensino, pesquisa e extensão (SEPEX) – UFSC, 2010, Florianópolis. IX SEPEX – Semana de ensino, pesquisa e extensão (SEPEX) – UFSC, 2010.

 

APRESENTAÇÃO DE BANNER

 

  1. MARQUES, Cristiane de Campos. Serviço Social em Situações de Desastres: sistematização da experiência profissional do assistente social no Desastre de 2008 em Blumenau. (banner)
  2. NÉLSIS, Camila M.; Rosana C.M. Serviço Social, Desigualdade e Meio Ambiente. Florianópolis: SEPEX, Anais da 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2010 (banner). Disponível em: <http://anais.sepex.ufsc.br/anais_9/estandes.html>. Acesso em 02 de julho de 2011.
  3. NÉLSIS, Camila M.; Rosana C. M. Desastres Naturais em Santa Catarina. Florianópolis: SEPEX, Anais da 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2011 (banner). Disponível em: <http://anais.sepex.ufsc.br/anais_10/estandes.html>. Acesso em 05 de junho de 2012.

 

3. VÍGOLO, Tamires.C; FREITAS, Rosana C.M. Grupo Banco Mundial, Alterações Climáticas e Desenvolvimento. Florianópolis: SEPEX, Anais da 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2011 (banner). Disponível em <http://anais.sepex.ufsc.br/anais_10/estandes.html> Acesso em 02 de junho de 2012.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS

 

1. FREITAS, Rosana de C. M. Uma abordagem (in) disciplinada sobre prevenção e atenção às situações de desastres. Seminário Estadual “Sociedade e Meio Ambiente: ações e políticas de Prevenção e respostas após desastre. Blumenau, 22 de novembro de 2010.

 

2. MARQUES, Cristiane de Campos. Desastre de 2008: novas demandas e desafios ao trabalho interdisciplinar e a inserção  do assistente social no âmbito da prevenção e respostas em situações de desastres. Seminário Estadual: Sociedade e Meio Ambiente: ações e políticas de Prevenção e respostas após desastre. Blumenau, 22 de novembro de 2010.

 

3. FREITAS, Rosana de C. M. Situações de Desastres e os novos desafios ao trabalho Interdisciplinar. Encontro de Pesquisadores. Florianópolis, Grupo de Trabalho/FAPESC, 2010.

 

4. FREITAS, Rosana de C. M. Situações de Desastres e os novos desafios ao trabalho Interdisciplinar. Workshop Riscos e Desastres Naturais. GEDN/UFSC, 17 de agosto, 2010.

 

  1. FREITAS, Rosana de C. M. Situações de Desastres e os novos desafios ao trabalho Interdisciplinar.Seminário de Avaliação da Chamada Pública sobre Prevenção de Desastres Naturais / FAPESC, Florianópolis: FAPESC, 2009.

 

6. NÉLSIS, Camila M. Desastres e Intersetorialidade das Políticas Públicas no Estado de Santa Catarina. II Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2012.

 

7. NUNES, Letícia Soares. A interlocução entre o Serviço Social e a Educação Ambiental. In: I Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Florianópolis. Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.

 

8. NUNES, Letícia Soares . As possibilidades de atuação do Assistente Social no âmbito das questões ambientais.  In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.

 

9. FREITAS, Rosana C. M., ; NUNES, Letícia Soares . Questão Ambiental, Desastres e Interdisciplinaridade. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão, 2012.
10. NUNES, Letícia Soares; FREITAS, Rosana C. M.. A Educação Ambiental e sua interlocução com o pensamento de Karl Marx. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM), 2011, Florianópolis. Marxismo, Educação e Emancipação Humana, 2011.
11. NUNES, Letícia Soares; FREITAS, Rosana C. M.. A contribuição do pensamento de Karl Marx para se (re) pensar a Educação Ambiental. In: VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2011, Ribeirão Preto/SP. A pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil, 2011.

 

12. NUNES, Letícia Soares. A Educação Ambiental enquanto estratégia de conscientização para o enfretamento da crise socioambiental. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia, 2011, João Pessoa. Educação Ambiental, Conscientização e Mobilização Social, 2011.

 

13. NUNES, Letícia Soares ; FREITAS, Rosana C. M., . Educação Ambiental: estratégia, possível, de prevenção dos desastres socioambientais. In: II Workshop Internacional de História do Ambiente: desastres ambientais e sustentabilidade & Gisday, 2011, Florianópolis. A educação para a prevenção e atendimento de desastres, 2011.

 

14. NUNES, Letícia Soares ; FREITAS, Rosana C. M., . A implementação da Política de Educação Ambiental no município de Florianópolis: novas demandas ao Serviço Social. In: 1º Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

 

TRABALHO AGUARDANDO CONTATO DO EVENTO PARA PUBLICAÇÃO

 

3. NUNES, Letícia Soares ; FREITAS, Rosana C. M.,. A implementação da Política de Educação Ambiental no município de Florianópolis: novas demandas ao Serviço Social. In: 1º Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

 

ORGANIZAÇÃO/PROMOÇÃO DE EVENTOS

 

1. Seminário Estadual “Sociedade e Meio Ambiente: ações e políticas de Prevenção e respostas após desastre de 2008.  Blumenau, 22 de novembro de 2010.

2. Oficina no Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. Diásporas, Diversidades, Deslocamentos Gênero e Desastres: inserção das Mulheres na Prevenção e Respostas às Situações de Desastres, 23 a 26 de agosto de 2010.

 

3. Oficina Serviço Social e Meio Ambiente. Atividade Alusiva ao Dia do Assistente Social. Departamento de Serviço Social/ Universidade Federal de Serviço Social/Centro Sócio Econômico. 16/05/2012. Coordenação: Letícia Soares Nunes. Participantes: Rosana de C. Martinelli Freitas, Tamires C. Vígolo, Letícia Soares Nunes.

 

4. Minicurso Atividade Alusiva ao Dia do Meio Ambiente. 05 de junho de 2012. Auditório do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

 

V ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO
MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
11, 12, 13 E 14 de abril de 2011 – UFSC – Florianópolis – SC – Brasil

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INTERLOCUÇÃO COM O PENSAMENTO DE KARL MARX
Letícia Soares Nunes1
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social / UFSC
Rosana de Carvalho Martinelli Freitas2
Núcleo de Estudos Estado, Sociedade Civil, Políticas Públicas e Serviço Social / UFSC
O objetivo deste artigo é apresentar algumas contribuições da teoria marxista para se (re)pensar a Educação Ambiental (EA) e sua inserção no atual contexto da sociedade capitalista. A EA constitui-se em um novo campo de saber que objetiva formular respostas teóricas e práticas aos desafios colocados pela crise “socioambiental global”, esta última suscita o aprofundamento do debate sobre educação, sociedade e meio ambiente. A EA no Brasil foi regulamentada como política pública em 1999. Como parte do processo educativo mais amplo, afirma-se nesta política que todos têm direito à EA, incumbindo, inclusive ao Poder Público promovê-la em todos os níveis e modalidades de ensino. Pesquisadores de diversas áreas de conhecimento vêm demonstrando que a EA no âmbito escolar ocorre através de projetos pontuais e extracurriculares, centrado numa educação individualista, buscando mudanças comportamentais e a formação de novos hábitos “ambientalmente corretos e sustentáveis”, predominando uma visão naturalista (positivista, cartesiana). Inicialmente contextualiza-se a produção de conhecimento e as diversas vertentes acerca da temática EA, identificando-se as convergências ou não, que conduziram as práticas e reflexões políticas e pedagógicas disseminadas no país. Em seguida, destaca-se a contribuição marxista para se pensar a EA, tendo como principais autores Marx, Chesnais, Foster e Loureiro. Finalmente, indicam-se os limites e os desafios para o desenvolvimento da EA à luz do marxismo e, portanto para a transformação da relação entre sociedade e natureza.
Palavras-chave: Problemática Socioambiental; Educação Ambiental; Marxismo.

V ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMOMARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA11, 12, 13 E 14 de abril de 2011 – UFSC – Florianópolis – SC – BrasilA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INTERLOCUÇÃO COM O PENSAMENTO DE KARL MARXLetícia Soares Nunes1Programa de Pós-Graduação em Serviço Social / UFSCRosana de Carvalho Martinelli Freitas2Núcleo de Estudos Estado, Sociedade Civil, Políticas Públicas e Serviço Social / UFSCO objetivo deste artigo é apresentar algumas contribuições da teoria marxista para se (re)pensar a Educação Ambiental (EA) e sua inserção no atual contexto da sociedade capitalista. A EA constitui-se em um novo campo de saber que objetiva formular respostas teóricas e práticas aos desafios colocados pela crise “socioambiental global”, esta última suscita o aprofundamento do debate sobre educação, sociedade e meio ambiente. A EA no Brasil foi regulamentada como política pública em 1999. Como parte do processo educativo mais amplo, afirma-se nesta política que todos têm direito à EA, incumbindo, inclusive ao Poder Público promovê-la em todos os níveis e modalidades de ensino. Pesquisadores de diversas áreas de conhecimento vêm demonstrando que a EA no âmbito escolar ocorre através de projetos pontuais e extracurriculares, centrado numa educação individualista, buscando mudanças comportamentais e a formação de novos hábitos “ambientalmente corretos e sustentáveis”, predominando uma visão naturalista (positivista, cartesiana). Inicialmente contextualiza-se a produção de conhecimento e as diversas vertentes acerca da temática EA, identificando-se as convergências ou não, que conduziram as práticas e reflexões políticas e pedagógicas disseminadas no país. Em seguida, destaca-se a contribuição marxista para se pensar a EA, tendo como principais autores Marx, Chesnais, Foster e Loureiro. Finalmente, indicam-se os limites e os desafios para o desenvolvimento da EA à luz do marxismo e, portanto para a transformação da relação entre sociedade e natureza.Palavras-chave: Problemática Socioambiental; Educação Ambiental; Marxismo.

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